Muito se fala sobre a melhor forma de escalar num torneio de fantasy game. É claro que, assim como na vida, não existe regra para se dar bem, mas sabemos que alguns indicativos são importantes para o usuário não se meter numa furada.
É por isso que viemos defender a bandeira da análise. Analise, bata números, olhe como um clube se porta no campeonato e, mais do que isso, olhe como ele se comporta em todos os campeonatos que disputa.
É muito comum um clube focar em uma competição e deixar outras de lado. Sabemos que, por exemplo, clubes com elenco curto ou com banco de reserva menos qualificado dão prioridade a copas internacionais, que, além de trazer mais visibilidade, trazem mais dinheiro para os cofres. Se o Botafogo disputa Campeonato Carioca, Brasileirão e Libertadores, qual será a copa que ele dará prioridade? Muito provavelmente será a Copa Libertadores, não por ser mais ou menos importante, mas por englobar clubes de todo o continente e ter prêmios pagos em dólares e mais vantagens. Agora, nunca podemos deixar de considerar a importância do jogo também, claro. Uma hipotética final de Campeonato Carioca no Nilton Santos contra o Flamengo tem, proporcionalmente, mais importância do que um jogo contra o Millonarios na Colômbia em uma fase de grupos.
Outro fator interessante é o retrospecto como mandante ou visitante. Mas é claro que futebol não é lógico. Se, por exemplo, o Sport Recife ganhou como mandante nos últimos 2 jogos e o Ceará perdeu como visitante nos últimos 2 duelos, então deveria considerar que o Sport irá vencer? A resposta é obviamente não, pois a análise que você precisa fazer não é somente com quem a equipe jogou, mas muito mais sobre como ela jogou; e fique atento que nem sempre que um time ganha significa que ele atuou bem em campo, então é muito importante você ter um histórico de como foram as atuações das equipes em cada jogo ao decorrer de determinada competição. Mas é sempre importante você avaliar as condições de cada equipe tanto dentro como fora de seu estádio.
Nunca esqueça de analisar a média de gols marcados e sofridos por jogo. Se o Inter está com uma defesa que toma mais de um gol por jogo, dificilmente vai passar ileso contra um time que tem um bom ataque. Essa máxima é muito importante na hora de considerar resultados.
Uma dica de ouro também é: sempre se mantenha atento às notícias dos clubes e dos campeonatos que você costuma escalar. É só assim que você estará inteirado sobre lesões, suspensões ou preservação de aletas. Um time que não vem completo dificilmente conseguirá o mesmo êxito daquele que vem com os 11 titulares à disposição. É claro que ao ler notícias os usuários devem sempre fazer aquele filtro com os jornalistas que muitas vezes fazem uma grande comoção em cima de pequenas situações para atrair cliques, para ter mais audiência em seus vídeos. Busque informações que não tenham esse viés tendencioso para que não atrapalhe sua escalação de forma negativa.
Esperamos que esse post te ajude ao se questionar na hora de escalar o seu time!