A final da Champions League vem aí! O treinador já está se inteirando sobre quem está melhor, quem mais faz gols, quem se destacou mais em seus campeonatos nacionais, qual defesa performa melhor em jogos grandes. Mas aí fica uma dúvida que pode surgir, aquela pulguinha atrás da orelha: e o peso da camisa? Qual time tem mais história nesse jogo?
Vamos acompanhar?
Pois então, Real Madrid e Liverpool já se enfrentaram 8 vezes na história, todas pela Liga dos Campeões da Europa. Times grandes, não é? O primeiro jogo aconteceu na final da Champions de 1981, vitória dos ingleses por 1 a 0, com gol de Alan Kennedy aos 37 minutos do segundo tempo — foi esse título da Champions que levou o Liverpool a disputar o Mundial Interclubes contra o Flamengo de Zico.
Ao todo, foram 4 vitórias dos merengues, 3 vitórias dos reds e um empate. O time madrilenho também fez mais gols ao todo, foram 10 contra 8 do time que nunca anda só.
A maior goleada foi nas oitavas de final da Champions de 2009, os ingleses venceram por 4 a 0. Dois gols de Steven Gerrard, um de Fernando Torres e um gol nos acréscimos do italiano Andrea Dossena, que entrou no segundo tempo do jogo.
Como trunfo para esse confronto, o Real Madrid tem no ataque o jogador que mais fez gols na história desse clássico internacional: Karim Benzema jogou 5 vezes contra o Liverpool, marcando 4 gols ao todo. Foram 446 minutos em campo do francês no clássico, só perdendo o título de jogador que mais jogou o derby para o também colega de equipe Luka Modric, que jogou 4 minutos a mais.
Nas últimas semanas se noticiou o quanto o Real Madrid está “entalado na garganta” do Liverpool desde 2018, e o craque egípcio Mohammed Salah não esconde isso. Na torcida por uma final contra os merengues, o atacante avisou que tem “contas a acertar” com o rival espanhol. Bom, a história recente foi traumática para o Liverpool e em especial para Salah e Karius. Quem lembra daquela final onde as duas equipes se encontraram e tiveram em Sergio Ramos o seu carrasco? O zagueiro tirou Salah de campo após dividida em que agarrou seu braço e acabou por deslocar seu ombro.
Já escalou o seu time para a final da Champions? Escale agora!